domingo, 30 de maio de 2010

Investir ou apostar?

.
É comum ouvirmos a expressão “Fulano está apostando na Bolsa”, e, normalmente, corrigimos imediatamente: “Apostando não, investindo”. Mas será que, algumas vezes, não deixamos de investir, e passamos a apostar?

A bolsa de valores abre pleno espaço para os investidores e para os apostadores (em alguns contextos chamados especuladores). Primeiramente, importante registrar que os especuladores não são vilões, sendo inclusive responsáveis pela liquidez da bolsa. Resumindo, se não existissem os especuladores, não seria possível vender e comprar ações a todo instante, e a vida dos investidores ficaria mais complicada e arriscada.

Os especuladores extremos desejam ganhar o máximo de dinheiro possível, no menor período de tempo. Possuem metas ousadíssimas, e, normalmente, operam alavancados (utilizam mais dinheiro do que possuem – uma espécie de empréstimo de praxe feito pelas corretoras). Sendo assim, fazem operações constantemente, inclusive diárias (intra-day). Isto é, frequentemente compram e vendem várias vezes ao dia.

Por sua vez, os investidores visam o longo prazo. Estão sempre fazendo aplicações constantes na Bolsa, todo mês, por exemplo. Podem até visar rendimentos ousados, mas o fazem pensando num horizonte de no mínimo 3 a 5 anos. Escolhem empresas sólidas, apelidadas blue chips. Por terem uma estratégia de longo prazo (que pode ser baseada inclusive em análise gráfica), não se preocupam tanto com tendências de baixa ou de alta e operam pouco. Vale dizer, mexem pouco na carteira.

A grande questão é que a maioria entra na Bolsa com a intenção de investir, mas basta vir a primeira baixa, ou assistir a uma ação “vizinha” disparar em alta, para operar e mudar a carteira. Se a operação não deu certo, ocorre nova mudança de carteira. Se deu certo, também se opera, para assegurar o lucro (realizar).

Nesse ponto se inicia a migração para a especulação, que, diga-se de passagem, é um caminho tão tentador quanto arriscado. Dependendo da intensidade, essas operações podem realmente se aproximar das tradicionais mesas de poker e dos cassinos de Vegas.

Publicação: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/03/11/noticia_nareal,i=151129/COMO+VOCE+SABE+SE+ESTA+INVESTINDO+OU+APOSTANDO+NA+MERCADO+DE+ACOES.shtml