sábado, 27 de fevereiro de 2010

Primeiros passos no controle financeiro

.
Antes de se pensar em planejamento financeiro, é essencial conhecer e passar pelo controle financeiro. Não se planeja nada sem antes saber quanto se tem. Nesse sentido, primeiro é necessário saber quanto se ganha, quanto se gasta e com que se gasta, para depois traçar as estratégias e planos para atingir os objetivos.

O controle financeiro pode ser feito anualmente, semestralmente, trimestralmente, mensalmente, etc. Para começar, indico um controle diário com referência mensal, que funciona anotando a cada dia o quanto se tem para gastar até o final do mês.

Antes de tudo, é crucial saber o quanto se tem para gastar no mês. Para tanto, basta pegar um pedaço de papel e guardar na carteira ou na bolsa, ou utilizar uma agenda, para anotar diarimente os seguintes itens:

1. Quanto tenho de dinheiro na minha carteira?

2. Quanto tenho na minha conta corrente do banco X?

3. Quanto tenho na minha conta corrente do banco Y?

4. Quanto tenho de dinheiro guardado em casa (gaveta, envelope, etc)?

5. Qual o valor da minha fatura de cartão de crédito até agora? (SUBTRAIR)

6. Tem algum cheque emitido para este mês que ainda não foi depositado? (SUBTRAIR)

Quanto ao item 5, em breve escreverei algo sobre ele, mas por hora basta lembrar que os gastos com cartao de crédito são gastos deste mês, e não do mês em que pagamos a fatura. Por isso, devemos subtrair as despesas com cartão no controle do mês atual.

O resultado da soma dos itens 1 a 6 é o tanto de dinheiro que podemos efetivamente gastar até o dia 31. Esse valor não deve ser ultrapassado, pois isto significa que estamos usando o orçamento do mês que vem neste mês. Em outras palavras, fazendo dívidas.

O primeiro passo é conseguir fechar todo mês no azul, isto é, no dia 31 ter pelo menos um pouquinho de dinheiro.

O próximo passo, também de extrema importância, é saber com o que se tem gastado. Pode ser um pouco chato no início, mas é fundamental que todos os dias se anote em uma planilha tudo que se gastou, ainda que de baixo valor. Essa planilha deve ser divida em diversas catergorias com subitens, como: TRANSPORTE (ônibus, táxi, parcela de carro, gasolina, IPVA, estacionamento, manobrista, manutenção, etc), ESTUDOS (faculdade, pós-graduação, livros, cursinhos, etc), GASTOS PESSOAIS (compras, presentes, etc), SAÍDAS (jantares, butecos, baladas, etc), ESPORTES E LAZER (cinema, teatro, academia, etc).

Esse controle dos gastos é importante porque podemos perceber para onde vai nosso dinheiro. Muitas vezes um dos nossos maiores gastos é algo que nem imaginávamos. Outras vezes, uma despesa que já sabíamos ser grande se mostra ainda maior. Além disso, nos meses em que descontrolamos (gastamos mais do que o dinheiro do mês permite), podemos observar a planilha de gastos e perceber quais despesas foram responsáveis pelo vermelho.

Pode não haver necessidade de fazer essas planilhas para o resto da vida, mas no mínimo três meses são necessários para percebemos com o que gastamos nosso dinheiro. Normalmente, algumas pessoas tomam gosto e continuam elaborando as planilhas, que são, de fato, extremamente úteis.

Uma vez que já se tem pleno controle do quanto se pode gastar, e já se conhece as principais despesas mensais, o caminho do planejamento financeiro está aberto, que é justamente programar e aplicar economias mensais com o objetivo de constituir uma poupança.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Carnaval em Salvador: dicas

.

A viagem para Salvador durou no total 10 dias, sendo 2 dias e meio em Imbassaí, uma linda praia a 65km de Salvador, depois Carnaval, e mais dois dias finais, divididos em Praia do Forte e turismo em Salvador. Vale lembrar que, em Salvador, o Carnaval vai de quinta-feira a terça-feira, ou seja, 6 dias de folia. Foi excelente, recomendo a todos. É importante planejar tudo com antecedência, pois a viagem está longe de barata, e merece ser curtida sem “amarrar micharias”.

Como é de costume, depois das viagens eu faço uma planilha com todos os gastos, e ao fim, peço ao Excel que formule um gráfico pizza, para que possa visualizar com mais clareza os gastos mais expressivos. O de Salvador ficou assim:


Como vocês podem ver, os principais gastos são com festas (abadás e, principalmente, camarotes) e com estada, que realmente sofre um aumento descomunal no preço regular. A boa notícia, é que justamente esses dois gastos podem (e devem) ser pagos com bastante antecedência.

No tocante às festas, recomendo comprar o pacote de todos os dias de um camarote específico (se for para sugerir, sem a menor sombra de dúvida o Camarote Salvador – a superioridade é realmente impressionante). Esses ingressos irão se valorizar até na semana do Carnaval, e podem servir de moeda de troca para outros camarotes ou trios elétricos. No nosso caso, o preço oficial na semana do carnaval estava quase o dobro do que pagamos.

Os primeiros lotes desses camatores para 2011 já estão a venda, por um preço que vai aumentando progressivamente. É possível pagar até em 8 ou 10 vezes, o que dilui os gastos e diminui o impacto no orçamento. No início, o preço não aumenta muito a cada lote, já no final...

Quanto a hospedagem, recomendo fechar até Agosto ou Setembro com algum hotel que esteja localizado no circuito do Carnaval. Isto é, na própria avenida, ou a, no máximo, 1 quarteirão dela. O conforto pela proximidade não tem preço: táxi é difícil de achar e caro; tem trânsito; a segurança no circuito é grande, fora dele, nem tanto; dentre inúmeros outros motivos. Recomendo também um hotel localizado no meio para o final da avenida (Ondina), que é onde ficam os camarotes e onde acabam os trios. Outro detalhe: o ar condicionado é essencial, se você quiser dormir e descansar para aproveitar as festas. Não se iludam, o preço que for economizado num ar condicionado vai atrapalhar a curtição do maior gasto da viagem: a folia.

Esteja preparado para pagar o valor integral do hotel antecipado, pois neste caso você consegue negociar e conseguir um grande desconto, diminuindo até mesmo o valor promocional oferecido. Não feche o hotel sem barganhar muito, pois, afinal das contas, você estará pagando integralmente o pacote 6 meses antes do Carnaval.

Vale a pena também comprar com antecedência as passagens aéreas. Se possível, tente tirar férias na semana anterior ao Carnaval. Isto porque alguns dias antes da folia, e 1 ou 2 dias depois, as passagens são muito mais baratas. No nosso caso, tivemos que remarcar a ida, e por isso pagamos algumas taxas que encareceram um pouco nossa passagem. Além da tarifa menor, você terá alguns dias de sobra para aproveitar em uma pousadinha na Praia do Forte, Imbassaí ou outra praia linda das redondezas, só descansando e preparando para a bagunça. E conforme mostra o gráfico, os gastos neste passeio complementar não serão nem um pouco pesados...

Uma vez compradas as festas, as passagens e fechado o hotel, é só relaxar. Sua viagem já está arrumada, 90% dos gastos já estão pagos ou sendo pagos – e o melhor: antecipadamente, o que significa zero de dívidas para não aumentar ainda mais a ressaca carnavalesca.

Por fim, quando chegar em Salvador, não se preocupe tanto em conter gastos, até mesmo porque eles quase não existirão. O “grosso” já está pago, então coma bem, compre cervejas e isotônicos para o frigo-bar do hotel e aproveite!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Viagem

.

Pessoal,


Estive fora de BH por uns dias, e estou devendo posts.

Vou aproveitar a experiência da minha viagem - Carnaval em Salvador e passeios nas redondezas - para escrever um artigo sobre planejamento financeiro nas viagens de lazer.

Terá inclusive um gráfico de percentuais de gastos, que pode ajudar no planejamento de todos os que querem passar um Carnaval em Salvador. A propósito, foi excelente, fantástico. Muito bom mesmo. Recomendo!

Abraços e até!